Marte Um (2022) de Gabriel Martins, por Amanda Kovalczykovski; Ariell Cristóvão; Lívia Goulart, Pablo Brito e e Robson Ribeiro.
O filme “Marte Um” é uma obra brasileira dramática, lançada em 2022, com a direção, roteiro e produção de Gabriel Martins. A mídia cinematográfica é colorida, tem 1h55min de duração, possui classificação indicativa de 16 anos, foi produzida pela Filmes de Plástico e Canal do Brasil e teve o orçamento de R$ 1.250.00,00. O elenco principal (com os respectivos personagens) é composto por Carlos Francisco (Wellington), Rejane Faria (Tercia), Camilla Damião (Eunice) e Cícero Lucas (Deivinho).
“Marte Um” é esplêndido! A narrativa foca em uma família mineira, negra, periférica, do município de Contagem (MG), que tenta (sobre)viver em uma nação que acabou de eleger um presidente de extrema-direita. A dimensão política é muito bem abordada no filme, com a situação de vulnerabilidade socioeconômica da família retratada (que é uma ilustração da realidade de milhões de famílias negras no Brasil), personagens que flexionam a realidade capitalista brasileira (como realizado pelo revolucionário personagem de Russo Apr) e que se propõe a seguir rumos não aceitos pelas normas sociais (como a poderosa Eunice).
As atuações são muito boas. As referências culturais mineiras (sotaque, clubes de futebol, lugares...) nas personagens é um ponto forte. A expressividade das/os atrizes/atores é convincente nos momentos dramáticos. O roteiro, a direção e as atuações fornecem uma emersão ao telespectador na vida da família. Realmente nos importamos com cada arco das quatro personagens.
A trilha sonora do filme é excelente, tanto as músicas originais, quanto as demais que retratam gêneros musicais variados, como hip hop, funk, samba e MPB. O estilo de câmera predominante é a panorâmica horizontal – a produção não “inventa” muito no movimento de câmera. O tempo do filme acompanha o tempo cronológico real, o que transmite um efeito “psicológico” para a obra, além de conferir um grau de “realismo”.
Em termos de representatividade, o filme lacra! Há personagens queers, negras, femininas, pobres (com diferentes posições políticas), anãs, gordas,
idosas, jovens... Enfim, representações que demonstram bem a diversidade do quadro social constituinte do ambiente urbano brasileiro. Na obra, as representações de sujeitos menorizados socialmente são positivas. Ou seja, as personagens citadas não cumprem apenas a função de “existir” na trama, mas são parte fundamental dela, “roubando a cena”, se impondo, apresentando um posicionamento político etc.
“Marte Um” vai além de cristalizar cinematograficamente os estereótipos de sujeitos negros – “pobre”, “fodido”, “triste”, “vulnerável”, “sem futuro”, dentre outros – e apresenta a potência do (re)existir sendo uma pessoa negra, sonhando, lutando, (re)descobrindo, amando e brilhando. Os dois jovens cativantes da obra, Deivinho e Eunice, são uma metáfora para milhões de vidas negras no mundo que muito tem a contribuir no âmbito científico (Direito e Astrofísica, no caso). A jornada do casal Tercia e Wellington é uma pedagogia para inúmeros(as) pais/mães, que se importam e amam, verdadeiramente, os(as) filhos(as) – é sobre conhecer e respeitar os sonhos de nossas crianças!
Em suma, “Marte Um” é um filme que vale (MUITO) a pena assistir. O roteiro surpreende. Há o despertamento da vontade de “ver de novo” quando chegam os créditos. O filme entrou para a história da arte do cinema negro brasileiro e mundial, sendo obrigatório para cinéfilos. “Marte Um” está no rol dos excelentes filmes de baixo orçamento.
Pedro Henrique Ribeiro Gonçalves
Referências:
MARTE Um. Direção: Gabriel Martins. Brasil: Filmes de Plástico e Canal do Brasil, 2022. 1 filme (1h55min).
MARTE Um. IMDb, 1990-2024. Disponível em:
https://www.imdb.com/title/tt16377816/?language=pt-br&ref_=tt_mv_close. Acesso em: 10 nov. 2024.
KOVALCZYKOVSKI, Amanda et. al. Marte Um (2022). Crítica Cinema UFSC. Disponível em: https://criticacinemaufsc.blogspot.com/2024/11/marte-um-2022- de-gabriel-martins.html. Acesso em: 10 nov. 2024.
MARTE UM
FRANCISCO NEVES
Emocionante e poderoso. “Marte Um” é um filme de drama brasileiro lançado em 2022. Escrito e dirigido por Gabriel Martins, o filme é delicado e traz boas atuações de atores não muito conhecidos, além de contar uma história que simpatiza com o espectador que é ciente das várias realidades presentes no Brasil.
Ambientado no Brasil entre o final de 2018 e começo de 2019, o filme acompanha a família Martins. Preta e de classe média-baixa, eles vivem em um governo de extrema-direita em Contagem (MG). Com foco em Deivinho (Cícero Lucas), a trama segue o sonho do menino que quer ser astrofísico e integrar o projeto Mars One, que visa colonizar o planeta Marte.
O filme apresenta uma narrativa emocionante. É um mergulho na vida da população afortunada no Brasil que enfrenta dificuldades estruturais em tudo que se propõem. A emoção sentida vem muito do afeto familiar presente na obra, com boas atuações do elenco que apresenta uma certa química.
A ambientação é outro ponto forte do filme. Passando-se em Contagem (MG), cerca de 20 quilômetro de Belo Horizonte, a obra apresenta referências culturais que causam uma imersão do espectador na trama, sentindo-se parte daquele universo e daquela família mineira.
A fotografia e a trilha sonora também se destacam. Com “takes” belos e bem pensados, a fotografia do filme transmite um certo realismo. Sobre a trilha sonora, músicas diversas e de vários tipos integram a obra e auxiliam na já comentada imersão do espectador.
A crítica social presente no filme também é um ponto mais que forte. A história de um menino preto de periferia que sonha em contribuir para a pesquisa e ciência é algo extremamente real e observado em histórias verídicas por todo o mundo. A ambientação do filme, passando-se logo após a eleição de Jair Bolsonaro, também serve de crítica aos pensamentos extremistas da extrema-direita.
Desse modo, “Marte Um” é um filme extremamente brasileiro e verossímil. Com críticas e momentos emocionantes do começo ao fim, a obra apresenta uma narrativa maravilhosa e extremamente real na sociedade brasileira nos dias de hoje. Fugindo de estereótipos e do já visto antes no cinema, não só brasileiro, vale a pena pegar algumas horas de seu dia e prestigiar essa obra.