Primórdios da critica cinematográfica no Brasil

 



"Na sombra do exemplo da historiografia praticada em outros países, revistas de caráter geral ou especializadas foram, são e serão nossas fontes mais acessíveis para o conhecimento do cinema brasileiro. Elas guardam algumas décadas de vantagem em relação às coleções privadas e arquivos públicos dedicados ao cinema graças aos processos de recolhimento, organização e digitalização empreendidas pelo Biblioteca Nacional-BN, seguida no tempo por outras instituições. Depois de passar pelo programa nacional de microfilmagem, que resguardava o periódico do manuseio que, por mais cuidadoso que fosse, sempre acabava provocando dano num material de base tão frágil como o papel, passou-se à digitalização casada com a veiculação pela Internet. O processo facilitou o acesso do pesquisador às coleções da Hemeroteca Digital em qualquer canto do globo, trabalho que foi ampliado para outros arquivos e bibliotecas." José Inacio de Melo Souza







A Scena Muda foi a primeira revista de cinema realmente popular editada no Brasil, com predominância da cobertura de Hollywood. 

sugestão de leitura: 


http://memoria.bn.br/docreader/162531/1

sugestão de leitura: http://revistaalceu-acervo.com.puc-rio.br/media/artigo10_25.pdf







Em Santa Catarina, o primeiro jornal voltado ao cinema foi o semanário Cine Theatro, publicado em Tijucas.


Cine Reporter

Lançado em 23 de junho de 1934 por Antenor Teixeira, o semanário Cine Reporter era dirigido, sobretudo, aos profissionais do cinema nacional – em especial cineastas, produtores e exibidores –, tendo exercido o papel de grande incentivador da indústria cinematográfica nacional.
https://bndigital.bn.gov.br/artigos/cine-reporter/



===


Periódicos do Acervo da Biblioteca Nacional




Postagens mais visitadas deste blog

Um Lobisomem Americano em Londres (1981), dir. John Landis

Ilha das Flores (1989), dir. Jorge Furtado

Dias Perfeitos (2023), dir. Wim Wenders